segunda-feira, 1 de setembro de 2025

Batgirl nasceu na TV — e conquistou os quadrinhos!

 

Você sabia que Batgirl, na forma conhecida por fãs, foi criada originalmente para a TV — e só depois foi integrada aos quadrinhos?
Em meados da década de 1960, a série de TV Batman (com Adam West como Batman) já era um grande sucesso. Para dar ainda mais apelo à produção, especialmente entre o público jovem feminino, o produtor executivo William Dozier sugeriu que o Comissário Gordon tivesse uma filha que se tornasse uma heroína — e ele demonstrou essa ideia à DC Comics.

Bombshells Batgirl

O editor Julius Schwartz, junto com o roteirista Gardner Fox e o artista Carmine Infantino, deram vida a Barbara Gordon, uma bibliotecária jovem e inteligente que se fantasia de Batgirl para uma festa à fantasia. Essa versão ganharia logo sua contraparte televisiva segundos após, interpretada por Yvonne Craig na terceira temporada da série em 1967.

Quadrinhos em destaque: Detective Comics #359 (janeiro de 1967)

  • Primeira aparição de Batgirl (Barbara Gordon) nos quadrinhos, na história The Million Dollar Debut of Batgirl! escrita por Gardner Fox com arte de Carmine Infantino.

  • Na narrativa, Batgirl surge ao tentar impedir o vilão Killer Moth, que está tentando sequestrar Bruce Wayne em um baile a fantasia. Ao se envolver na ação, ela chama a atenção de Batman e Robin, marcando oficialmente sua entrada no universo heroico.

Nenhum comentário: